Mas que desgraça.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Afinal chama-se frio...
Mas que desgraça.
domingo, 12 de dezembro de 2010
Um calor esquisito este...
No fundo o que eu quero dizer é que isto é muito bonito mas é na televisao.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
XXIV Feira Internacional dos Minerais, Gemas e Fósseis
Para mim, esta feira significa mais que um simples mercado onde se vende a imaginação da mãe natureza. Por entre pedras e pedrinhas, descubro sempre o miúdo que um dia, já há muitos anos, nesta mesma feira, quis ser geólogo.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Petrobras acredita que há petróleo em Portugal
Quatro anos depois de ter apostado na pesquisa de petróleo e gás natural na bacia de Peniche, a brasileira Petrobras continua a acreditar que vale a pena investir neste projecto - uma empreitada onde a perfuração de um poço poderá custar cerca de 100 milhões de dólares (74,7 milhões de euros).
Parceira das portuguesas Galp (30%) e Partex (20%), a Petrobras (50%) defende que, mesmo sendo um projecto de alto risco", há 10% a 12% de probabilidades de encontrar o tão desejado ‘ouro negro' na costa portuguesa. São números que não assustam o responsável pelo negócio do grupo brasileiro em Portugal, José de Freitas. Com um optimismo moderado, o gestor explica, em entrevista ao Diário Económico, que "estes são os números da indústria de petróleo. Quando a possibilidade de sucesso ultrapassa os 30%, é uma alegria tremenda".
Pior do que não encontrar nada, diz, é quando se descobre algo, obrigando a decidir se vale a pena continuar a injectar dinheiro na exploração. Prova disso são os 200 milhões de dólares (150 milhões de euros) que a Petrobras acaba de aplicar num poço na Turquia, no Mar Negro, com ‘resultado zero'. (noticia daqui)
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Těrlicko, Česká republika
sábado, 23 de outubro de 2010
Viagem a Ostrava
Talvez noutro dia.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Feira de Castro Verde 2010
A vida sera sempre uma viagem.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
XXVII Lição Manuel Rocha
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Istanbul, pela terra e pelo ar
O que aconteceu, na verdade até foi semelhante, sem a parte de ficar a pernoitar, anulando-se também a parte turística. Fui directo para o aeroporto de Ataturk onde tive que aguardar pelo meu voo, conseguido à ultima da hora para o próprio dia, fazendo escala em Madrid. Há bens que também vêm por mal. Numa cidade com quase vinte milhões de habitantes convém não brincar com o trânsito; tive que abdicar da visita a um qualquer palácio, templo ou museu que fosse. Ao invés, fiquei sentado num aeroporto durante quase três horas, sem que me permitissem aliás realizar o check in com antecedência.
Fica-me o pesar de ter passado quatro vezes por Istanbul sem nunca ter visitado a cidade. Haverá males piores; ainda assim consegui reunir algumas fotografias tiradas a bordo do helicóptero ou do interior do carro. De mapa em riste, sempre tive a noção por onde andei ou voei. Por isso é que sei que me faltou ver tanta coisa.
À partida, não disse adeus. Mesmo sabendo que não será em breve, disse até outro dia.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Nova carta geológica de Portugal 1:1 000 000
A carta, à escala de 1:1 000 000, apresentada na feira Portugal Tecnológico, que termina este domingo na FIL, em Lisboa, foi realizada segundo novas tecnologias e, além de apresentar pela primeira vez as ilhas e a parte do território escondido pelo oceânico, relaciona a diversidade do substrato geológico do território com as respectivas idades geocronológicas.
Até agora existia uma outra carta geológica, de 1968, agora obsoleta, que apenas continha o continente e que foi realizada ainda antes da divulgação da teoria das Placas Tectónicas e da evolução recente de conceitos científicos ligados à geologia." (noticia daqui)
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Tempestade no Mar Negro
A Leiv Eiriksson aquando da sua passagem pelo Bosforo, em Istanbul (a fotografia nao e minha).
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Dormir com as estrelas
sábado, 14 de agosto de 2010
A Sudeste de Diyarbakir, assim como quem vai para o Iraque, em pleno Curdistão turco...
Tudo começou pela manhã, com um taxi que chegou atrasado e com uns cerca de setenta quilómetros a separar-me do aeroporto, em Diyarbakir. Consegui chegar a tempo. Aliás, no que toca a aviões, não tenho perdido nenhum. E assim continuei o meu trajecto, a saltitar de avião para a avião. De Diyarbakir para Istambul, daí para Munique e, finalmente, até Lisboa, já pela noite adentro.
Para dizer a verdade, fiquei bastante agradado com a Turquia em muitos aspectos. Apesar de estar na região dos curdos, aparentemente insegura, não vi mais que uma ocasional kalashnikov ou o raro tanque. Sei também que recentemente a guerrilha curda explodiu um oleoduto algures mas o problema deles não é seguramente comigo, portanto senti-me mais ou menos à vontade para fazer e falar o que me apetecesse. Gostei das paisagens, da simplicidade das pessoas e da história da região. Diyarbakir por exemplo, possui uma imponente muralha romana, extremamente bem conservada, a circundar a cidade, que foi do pouco que pude ver. Istambul também não vi muito de perto mas ter passado por lá já me deixou contente e fez-me pesquisar os pontos de interesse. Aliás, comprei um guia de viagem da Turquia e, folheá-lo novamente agora, dá-me vontade de correr o país de uma ponta à outra. Talvez noutro dia, noutra viagem e, preferencialmente, como turista.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Festival dos Oceanos em Lisboa
O momento alto da semana para já foi no domingo, com a companhia e voz da Mafalda Arnauth, ali mesmo de frente para edifício dos Paços do Concelho. O espaço está de facto muito bem aproveitado para o efeito e os fadistas que por lá irão passar nos próximos tempos foram muito bem escolhidos.
Há que dar mais de Lisboa a Lisboa.
sábado, 31 de julho de 2010
Lagoa de Albufeira
Estou de volta a Portugal para mais uma interrupção no trabalho, que espero duradoura. Não há nada como o verão português em tempo de férias. A não ser talvez voltar a trabalhar na Líbia...
Agora a sério, neste momento eu quero mesmo é férias cá.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Ventos e mares
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Lisboa (23)
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Lisboa (22)
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Lisboa (21)
terça-feira, 22 de junho de 2010
Quando os dias comecam de manha
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Multiculturalidade
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Nova vida, a bordo de um Jack Up
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Mar, mas mais a norte
O mar do norte nao e propriamente o ceu na terra, o clima nao e dos melhores e como se nao bastasse as minhas viagens tem sido condicionadas pelas cinzas vulcanicas provenientes da Islandia. Ainda assim, mudar de ares e bom e recomenda-se; entao se for para sitios mais agradaveis, melhor. Valorizo a experiencia de tres anos que tive na Libia com a certeza de que a quero manter no passado. O futuro esta noutro lado. Onde quer que ele esteja.