quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nova vida, a bordo de um Jack Up

A ideia de ir trabalhar para uma plataforma no mar do norte não foi propriamente a primeira que tive nestes últimos anos, mas tendo em conta a tal prolongada campanha na Líbia, passe a expressão, já estava por tudo. Bem sei que já tinha trabalhado em offshore no mediterrâneo mas numa plataforma fixa e com bom tempo. O meu receio prendia-se agora com a nova perspectiva do mesmo trabalho árduo ser agora acompanhado pelo movimento da ondulação (...e que ondulação!), caso a nova localização implicasse um barco ou coisa do género. Não foi o caso. Fui trabalhar para um Jack Up, que é a uma espécie de plataforma de furação de poços offshore rebocável. A estrutura é flutuante mas apenas para permitir o seu posicionamento nas coordenadas exactas, onde então se fazem descer umas pernas, fixando-a ao fundo do mar. Claro que isto só é aplicável a batimetrias relativamente baixas como no mar do norte (por volta dos 30-40 m) pelo que este tipo de estrutura seja lá bastante utilizado.

O Noble Lynda Bossler quando ainda se encontrava no porto de Ijmuiden.

O jack Up em causa foi então o Noble Lynda Bossler e foi ele que trouxe a ultima grande mudança na minha vida. Para começar, as temporadas de 6 semanas no Sahara foram substituídas por 2 semanas no offshore da Holanda. As pessoas que trabalham comigo são bastante mais competentes, se bem que a responsabilidade também aumentou (mas isso não é uma coisa que me assuste muito). As fatídicas viagens de jipe pelo deserto foram também trocadas por uma viagem de comboio de Amesterdão até Den Helder, onde apanho o helicóptero. São muitas coisas a mudar para melhor, efectivamente. Será aqui a minha vida; até eu me fartar, outra vez.

2 comentários:

PEDRO MACHADO disse...

Olá, Hugo!

Já há muito tempo que não lia o teu blog, por isso não sabia das mudanças... Passei o ano passado todo no Mar do Norte, entre o Reino Unido, Holanda e Dinamarca e confesso que tenho saudades. Espero que estejas a gostar da experiência...

Abraço!

Hugo disse...

Pois eu vi no teu blog. Também estiveste num outro jack up da Noble não foi ;)

Abraço