terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A “quinta” dos crocodilos em Bagamoyo - Tanzania

Saio do centro de Bagamoyo em direccao a sudeste, como se fosse para a cidade velha. Antes de chegar a Kaole existe uma exploracao de crocodilos que pode ser visitada - o Kaole Mamba Ranch (Mamba significa crocodilo em kiswahili). Esta integra uma serie de crocodilos do nilo nas suas instalacoes com vista a exportacao das suas peles para a industria europeia de calcado e acessorios de moda. Informam-me que tambem a sua carne e’ vendida para consumo humano. Pois bem, ja aqui estou, resolvo proceder a visita das instalacoes. Negoceio o preco com o responsavel da “quinta” e la vou eu em direccao a uns recintos de cimento que ao longe ja me parecem bastante sugestivos. Aproximo-me e e’ tudo o que eu esperava.

Os primeiros recintos sao mais pequenos e albergam crocodilos de tenra idade e a medida que os percorro as suas idades (e tamanho) comecam a aumentar, ate que por ultimo, observo dois animais isolados, com cerca de quatro metros de comprimento. Explicam-me que tem que os manter separados por tamanhos para precaver a possibilidade dos maiores se alimentarem dos menores. Visito os locais onde as femeas nidificam e poe os ovos assim como o local designado para os matar e esfolar, procedimento esse que me explicam ao pormenor. Por fim, assisto ao processo de alimentacao dos crocodilos maiores.
Nao me aproximei muito deles mas posso constatar que os crocodilos parecem muito simpaticos. Estao sempre sorridentes.