quarta-feira, 24 de maio de 2017

Analisadas 246 anomalias para comprovar existência de novo kimberlito em Angola

"O levantamento aeromagnético ao projeto Kimangue, empresa comparticipada pelas diamantíferas angolana, Endiama, e russa, Alrosa, está suspenso, depois de descobertas 246 anomalias que têm de ser analisadas para comprovar se a produção é economicamente viável.

Foto in Sociedada Mineira do Cuango
A informação foi hoje avançada à imprensa pelo presidente do conselho de administração da Endiama, Carlos Sumbula, no final da assinatura do contrato de investimento do projeto mineiro do Luaxe, presenciada pelo vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Trutinev, que se encontra de visita a Angola.
Trata-se de um investimento de cerca de 15 milhões de euros, para a prospeção de novos kimberlitos (depósitos de diamantes), nos próximos três anos, através da empresa Kimangue, participada por ambas.
Segundo Carlos Sumbula, foram realizados levantamentos aeromagnéticos com helicópteros para a descoberta de novas minas, tendo o balanço dessas atividades na província da Lunda Norte sido realizado na sexta-feira passada.
"E vimos que com a atividade do Kimangue, nós descobrimos 246 anomalias e vamos suspender os levantamentos aeromagnéticos, com o helicóptero, e vamos entrar para a segunda fase, que é ir verificar essas anomalias para ver se elas correspondem ou não a kimberlitos economicamente viáveis", explicou.
Carlos Sumbula manifestou-se esperançoso que entre as 246 anomalias detetadas, pelo menos haja um kimberlito para exploração economicamente viável.
"Devo dizer que temos grandes esperanças de descobrirmos kimberlitos na região da Lunda Norte porque nós fizemos correlações entre 2010/2012, que determinaram que no subsolo angolano há muitos kimberlitos por descobrir", avançou.
Acrescentou que na província da Lunda Norte, na região do Cuango, pretende-se verificar "onde se encontra o kimberlito que deu origem aos diamantes aluvionares do Cuango".
"Sabem que temos uma mina aluvionar do Cuango e temos estado a explorar essa mina há vários anos, mas onde está a origem a esses diamantes aluvionares, o Kimangue anda à procura desse kimberlito e nós pensamos que das 246 anomalias apresentadas, na sexta-feira passada, provavelmente deve estar aí o kimberlito que deu origem aos diamantes aluvionares do Cuango", disse.
Angola apenas conhece o potencial de produção diamantífera de 40% do território nacional, explicou anteriormente à agência Lusa Carlos Sumbula.
"Quer dizer que a probabilidade de encontrarmos recursos mineiros nos restantes 60% é elevada", realçou." (in SAPO)

Sem comentários: