NA CONTINUAÇÃO de um projecto científico em curso nas águas da nossa Zona Económica Exclusiva, no âmbito do ECORD/IODP (European Consortium for Oceanic Research Drilling / Integrated Ocean Drilling Program), o moderníssimo navio oceanográfico Joides Resolution, com 143 metros de comprimento e uma torre de sondagens com mais de 60 metros de altura, estará em Lisboa nos próximos dias 18 e 19. Considerado um dos mais notáveis laboratórios de investigação flutuantes do mundo, no domínio das Ciêncas do Mar, está preparado para perfurar os fundos marinhos (até mais de 8000 m de profundidade), podendo aí penetrar mais de 1000 m. Os seus laboratórios totalizam uma área de mais de 1000 m2 e estão equipados, para apoiarem, ao mais alto nível, a inúmeros trabalhos de geologia marinha (tratamento e registo de testemunhos de sondagens, mineralogia, sedimentologia, geofísica, etc.) e de oceanografia física, química e biológica. Trabalham aqui cerca de meia centena de cientistas e técnicos de laboratório e um número equivalente entre elementos da tripulação de marinha e da equipa de sondagens.
O Joides Resolution atracará no cais de Alcântara, onde poderá ser visitado no próximo dia 18, entre as 9 e as 11:30 horas.
Nesse dia será evocada a criação do ECORD (European Consortium for Oceanic Research Drilling), do qual Portugal é membro fundador, decisão que constituiu um marco significativo do empenhamento de Portugal nas ciências do Mar, estando a tutela ministerial da Ciência sob a responsabilidade do Prof. Mariano Gago. Será ainda prestada homenagem ao Prof. Mário Ruivo pelo seu papel na adesão de Portugal a este consórcio internacional e pela sua dedicação à causa das ciências e tecnologias marinhas.
Mais informações sobre esta jornada poderão ser pedidas ao Prof. Fernando Barriga, do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências de Lisboa, na qualidade de delegado de Portugal, por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia, junto do ECORD/IODP (European Consortium for Oceanic Research Drilling / Integrated Ocean Drilling Program). (in apgeologos)
Sem comentários:
Enviar um comentário