domingo, 21 de setembro de 2008

Sabratha

Durante grande parte de sua história, a Líbia foi povoada por árabes e berberes. Contudo, os Fenícios e gregos chegaram ao país no século VII a.C. e estabeleceram aí colónias e cidades. Os fenícios fixaram-se na região oeste designada por Tripolitânia (Tri-polis, ou seja três cidades; refere-se especificamente ao triangulo definido por Sabratha, Leptis Magna e Oia) e os gregos na região este Cirenaica. Os cartagineses, herdeiros das colónias fenícias, fundaram na Tripolitânia uma província, e no século I a.C. o Império Romano impôs-se em toda a região, deixando monumentos admiráveis. A Líbia permaneceu como província romana até ser conquistada pelos vândalos em 455 d.C. Após ser reconquistada pelo Império bizantino, continuador do romano, a região passou a ser dominada pelos árabes em 643.

Para já, apenas visitei Sabratha. A cidade, que se situa a cerca de 80 quilómetros a oeste de Tripoli, foi um grande entreposto comercial no passado. Hoje, é considerada património mundial pela UNESCO, e chama a atenção em especial pelo imponente teatro romano que se encontra em excelente estado de conservação. Vale ainda a pena reconhecer a evolução ocupacional da cidade, que termina, em termos de edificado, com a ocupação bizantina, que não chegou a Portugal. Para terminar, é indispensável a toalha de praia e o calção de banho porque, convenhamos, depois de um dia a passear pelas ruínas com um sol de 40 e tal graus, não há nada melhor que um mergulho no mediterrâneo, que realmente esta mesmo ali ao lado.





Esta ultima fotografia mostra um dos muitos nascer do sol a que assisti no deserto (já que foram tantos, tinha que deixar aqui pelo menos um).

7 comentários:

The Special One disse...

Estas fotos são autênticas relíquias e experiências de vida únicas que nunca esquecerás. Parabéns pelo blog...é do melhor que tenho visto ultimamente...só faltam mesmo as mulheres nuas. :)

Abraço

Hugo disse...

Obrigadinho pela critica positiva. Esforçar-me-ei de futuro para completar a lacuna por ti identificada (as tais mulheres nuas).
:P

Abraço

Carlos disse...

É sempre bom aprender um pouco mais..
Fico contente que tenhas curiosidade para ires à procura de um pouco mais sobre o local onde andas ultimamente, a Líbia, um agradecimento por partilhares esses conhecimentos.
As fotos, mais uma vez, estão um show!!
O verdadeiro e belo documentário, parabéns..

Mas que belo por do sol..

Navy Sylas disse...

bom, também não precisam de exagerar, vá pronto esta mais ou menos... vá fraquinho. Ao menos podia ter um bideo, para o pessoal se entreter! assim nao! :p

Hugo disse...

Amigo Carlos, sempre a considerá-lo está claro. Com criticas dessas não hei-de eu me esforçar por visitar locais agradáveis... :)

Quanto ao senhor que se segue, vê-se que veio aqui apenas para desestabilizar não é... (e que não fale muito pois tenho na minha posse um vídeo ou outro que ainda pode vir parar aqui) :P

João Guerreiro disse...

Tou com o Silas!

Benha mas é de lá um bideo da Portagem!
hehehehhehehe!!!!!

Vai mas é pras aulinhas pah!!!

Um abraço!

(mines? é já daqui a bocado! =)

Hugo disse...

Correcção: habemus mine, mas mais logo (efectivamente chegaremos a um presente em que realmente bebemos mine); se me mandam para certos sítios (cito: aulinhas) também o posso mandar para o trabalho.
(resposta a este ultimo prevaricador)