sábado, 2 de abril de 2011

Pelos trilhos da Moravia

Ha muito tempo que aprendi a maxima do nunca digas nunca mas estou bastante seguro de que esta sera a minha ultima aventura aqui na Republica Checa. A possibilidade de voltar a esta regiao um dia é bastante reduzida e, por isso, tenho aproveitado para conhecer as pequenas cidades e vilas que por aqui se encontram espalhadas.
Contudo, a envolvente natural suplanta de sobremaneira o edificado historico da regiao. Nao é facil encontrar pontos de interesse urbano ou museus dignos de nota. Excepçao feita em Ostrava, onde me faltou visitar o museu mineiro que, de alguma forma, pretende caracterizar uma regiao de ascençao recente devido à revoluçao industrial e a procura de carvao. Fora isso, desconheço o que mais se pode encontrar aqui de assinalavel. Passei recentemente por Koprivnice onde se encontra o museu da Tatra, a famosa marca automovel, mais conhecida alias pelos camioes que produz. Aconselho a visita, até porque eu nao tive tempo para mais que um breve instante com as maquinas devido ao pouco pratico horario de funcionamento do museu.
De resto, ha uma torre aqui e uma igreja ali. Mas nao muito mais. Claro que me encontro numa regiao rural, por isso as expectativas nao podem ser muito grandes no que respeita a edificios com interesse historico.
Contudo sempre acreditei que se deve encarar a vida pela positiva. Muito bem, felizmente, por aqui ha montanhas, lagos e cerveja checa. Ja é bastante bom.

Houvesse so mais sol...






Sem comentários: