sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Petrobras acredita que há petróleo em Portugal

Quatro anos depois de ter apostado na pesquisa de petróleo e gás natural na bacia de Peniche, a brasileira Petrobras continua a acreditar que vale a pena investir neste projecto - uma empreitada onde a perfuração de um poço poderá custar cerca de 100 milhões de dólares (74,7 milhões de euros).

Parceira das portuguesas Galp (30%) e Partex (20%), a Petrobras (50%) defende que, mesmo sendo um projecto de alto risco", há 10% a 12% de probabilidades de encontrar o tão desejado ‘ouro negro' na costa portuguesa. São números que não assustam o responsável pelo negócio do grupo brasileiro em Portugal, José de Freitas. Com um optimismo moderado, o gestor explica, em entrevista ao Diário Económico, que "estes são os números da indústria de petróleo. Quando a possibilidade de sucesso ultrapassa os 30%, é uma alegria tremenda".

Pior do que não encontrar nada, diz, é quando se descobre algo, obrigando a decidir se vale a pena continuar a injectar dinheiro na exploração. Prova disso são os 200 milhões de dólares (150 milhões de euros) que a Petrobras acaba de aplicar num poço na Turquia, no Mar Negro, com ‘resultado zero'. (noticia daqui)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Těrlicko, Česká republika

Cheguei ja la vao duas semanas. Estava muito frio na primeira semana e lembro-me de pensar que nao estava preparado para este clima. Os portugueses sempre se deram melhor com o tempo quente - os nossos antepassados foram descobrir novos mundos sobretudo para sul, pois bem. Felizmente, no fim de semana o tempo mudou e o frio aterrador deu lugar a um ameno Outono. E tudo se tornou bastante mais suportavel. A neblina levantou, o ceu mudou de cinzento para azul e o gelo matinal foi substituido pela imensa folha caduca.
Estou em Těrlicko, uma terra pequena perto de Ostrava, a terceira maior cidade da Republica Checa, a cerca de dez ou quinze quilometros da fronteira com a Polonia. A regiao circundante é bastante rural mas a presença de um lago atrai bastantes turistas, sobretudo no verao, ao que parece.