sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rebentar? Nao, obrigado.

Hoje sucedeu algo de insolito que me faz pensar que raio estou eu aqui a fazer numa plataforma petrolifera no meio do mar.
Por alguma razao, logo hoje, fui mais cedo para a minha unidade de trabalho (que por acaso aqui se situa entre a enorme chama onde se queima o excesso de gas e os BOPs - nao e de todo uma localizacao simpatica) e iniciei, como sempre, a minha primeira actividade diaria de escolha da lista musical para a noite. Nao tem havido muito trabalho para mim nos ultimos dias (leia-se semanas!) por isso ando relativamente descansado com tudo. Procuro o cafe ao som de um fadinho do Camane, enquanto passa um anuncio no altifalante de bordo acerca de qualquer coisa que se estava a passar mas que nao havia razao para preocupacoes. Encolho os ombros e abro o Mineswiper no computador, afim de continuar a minha cruzada de homem contra a maquina, em busca de um novo record. Este contudo, encontra-se longe, ate porque hoje nao param de me interromper os jogos com anuncios pelo altifalante. O ultimo informa a todos para que nao se ausentem do "edificio" central das acomodacoes e ai realmente faz-se alguma luz na minha cabeca. E certo que ainda nao tinha tomado o meu cafe para acordar mas, de repente, a unica ideia que me passa pela cabeca e "que raio estou eu aqui a fazer se ninguem se pode ausentar das acomodacoes?'. Saio imediatamente porta fora e no exterior a luz encontra-se bastante reduzida, cheira a gas e a propria chama esta quase apagada. O caminho ate ao edificio principal, que me parece sempre demasiado longo, desta vez e percorrido num apice e quando finalmente encontro pessoas sou informado de que ha uma fuga de gas na parte da producao. Recordo-me logo de coisas simpaticas como o celebre desastre da Piper Alpha e do caminho mais curto para os barcos. Alias, rebentar hoje nem me da jeito; ainda tenho que trabalhar aqui mais uns dias para que o extracto do ordenado venha completo.
O problema e por fim resolvido apos umas horas mas este incidente lembra-me que nao estou particularmente com os pes assentes em terra firme e que os acidentes acontecem. E quando eles acontecem aqui, o final geralmente nao e bonito.

Sem comentários: