domingo, 10 de fevereiro de 2008

Noutros dias e noutros lugares

Os últimos tempos foram passados de novo no deserto do Sahara, mas mais a sul de onde já tinha estado, a cerca de 1100 km do mar Mediterrâneo, no campo petrolífero de El-Sharara, concessionado pela Repsol, na região de Murzuk. Trata-se de um extenso areal, pintado todo da mesma cor, com as dunas a crescer na direcção do vento dominante. Onde uma duna cai, levanta-se outra, numa harmonia suave mas imperfeita, que alcança o horizonte lá mais ao fundo, como se fosse uma praia interminável à procura do mar. Foi este o cenário que me rodeou e acompanhou todos os dias, no meu campo de visão e dentro das minhas botas.

Felizmente, as dificuldades resultantes da falta de Internet não se propagaram à minha produção de texto. Não importa a sua natureza ou qualidade, interessa-me mais no momento o que o processo de escrita pode fazer por mim. E continua a libertar-me e a obrigar-me a pensar, o que é excelente para organizar pensamentos e reflectir mas, sobretudo, para combater a apatia de dias mais monótonos e cinzentos. No entanto, publicar os textos aqui, fora de tempo, perde um pouco o sentido. Porque agora me parecem demasiado pessoais, ou desenraizados da realidade actual, de volta a casa, ou apenas talvez por achar que se fosse realmente a minha vontade, já os teria publicado numa das minhas visitas relâmpago à Internet, em que me limitava a consultar o e-mail.
Assim, as minhas viagens (pelo deserto e pela minha cabeça), desta vez, ficam apenas no papel, para eu reler um dia, talvez. Aqui fica o resumo fotográfico.

Na primeira localização, primeiro poço, primeiros dias... Enfim, do final de Dezembro ao principio de Janeiro...

Depois resolvi mudar-me, para ver se encontrava um sitio mais bonito.

E então mudei-me para aqui.

Consegui convencer os outros também.

Tive tempo para as minhas caminhadas.

I-Dunes.



Fotografias com muito grão (sim, piada fácil, sem dúvida).

O excesso de gás é simplesmente queimado nestas instalações, para onde converge o petróleo extraído nos vários poços da concessão.

6 comentários:

bruno catarino disse...

Um grande abraço!
Como estás amigo? há muito que não te vejo, espero que estejas bem, acima de tudo...

o rui reininho perguntou por ti...
era para saber se vistes os divãs!
(é meia noite e meia e não tenho aqui cervejinhas, querias o quê? piadas das boas?)

independentemente de tudo, belas fotos essas...

mantém-te lúcido rapaz.

Saudações.
Bruno

Hugo disse...

Estou bem mas não estou acima de tudo. Hoje vou à noite vou estar perto do Barreiro, que tal beber um copo?
Esse Rui Reininho ou não sabe o que são dunas ou tem um sofá muito rijo lá por casa (as minhas piadas de meio da tarde tb não são melhores deixa lá...).
As fotos escapam, algumas, agradeço o elogio.

Grande Abraço.

Selva disse...

allooo !!! td bem ctg ?
ja vi as fotos! estao mt giras !! enfim ... a paisagem nao muda mt. sp mta areia e calor e pouco mais, mas o que interessa é que continues a trabalhar.

vai dando noticias, apesar de apareceres poucas vezes na net ( mtas vezes problemas tecnicos) ihihiih

bjksss

João Guerreiro disse...

Grandes fotos malandro!!

Vamos lá ver se dentro em breve vamos ser coleguinhas de aventuras!

Hehehehehehe!

Até logo!

Hugo disse...

Sílvia: cada duna é diferente da outra (apesar de parecerem todas iguais). :D Beijinhos e obrigado pela visita.

xôr João Guerreiro: as fotos são grandes mas eu reduzia-as para caberem aqui. Havias de vê-las no formato original... Isso é que era grande. :p
Boa sorte para a entrevista!
Até logo.

Carlos disse...

Fotos muito boas mesmo, com grandes pormenores.
Gostei mesmo!!