sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pavia, 16-20 de Setembro

E lá voei outra vez para Itália.
Pavia deu-me estadia para um curso anti-incêndio e sobrevivência em desastres offshore. O dito consistiu em formação teórico-prática a vazar extintores, usar aparelhos de respiração, primeiros socorros, embarque em salva-vidas e, a cereja em cima do bolo, simulação de acidente de helicóptero numa piscina. Foi interessante. Em especial a parte em que me afundaram dentro de um helicóptero em que fui convidado a entrar, sentar, pôr o cinto, colete salva-vidas e dispositivo de respiração. A ideia acho que era sair de lá vivo. Na ultima actividade de entretenimento viraram mesmo o helicoptero ao contrário dentro da piscina, em que fiquei de pernas para o ar preso pelo cinto e lá tive que sair mais uma vez pela janela do aparelho. Interessante, repito.
De resto, Pavia é uma pequena cidade universitária situada a cerca de 30km de Milão com muito bom ambiente. Possui um centro histórico riquíssimo e deveras interessante, em que se misturam as casas datadas desde o século XIV às modernas lojas e esplanadas.
Ficam algumas fotografias de Pavia (já que no curso era preciso autorização para fotografar).


Minerva.

Il Duomo. Infelizmente em obras de recuperação, assim como a igreja de S. Maria del Carmine (serão talvez os mais imponentes monumentos da cidade).


Passando o Duomo, entra-se na Piazza della Vittoria e Brolleto, rodeada de prédios do século XIV e enriquecida com uma série de esplanadas que lhe conferem bastante movimento pedonal.

Salone Mercato. Um edificio comercial recuperado e que possui uma cobertura que permite a passagem da luz. Situa-se igualmente muito perto do Duomo.

1 comentário:

Carlos disse...

Belo trabalho que tu arranjaste, com direito a piscina e tudo :D
O curso pareceu-me realmente bastante "Interessante"..

Bela cidade universitária!