sábado, 4 de agosto de 2007

Dia a dia

O dia amanheceu com o mesmo sol de ontem mas parece-me sempre diferente, dia após dia. O nascer do sol no deserto é bastante atraente e não é possivel ficar-lhe indiferente. Acho que nunca assisti a tanto nascer do sol como aqui. No entanto, e infelizmente, este acontecimento diário não tém nada de romântico e para mim significa o inicio de mais um dia de trabalho.

Estou há quase duas semanas na Libia, onde regressei ao mesmo rig que tinha deixado no final de Junho. As pessoas são praticamente as mesmas. Tal como eu, já foram a casa e voltaram. Parece que nem cheguei a deixar este lugar. O tempo aqui custa a passar e em casa parece que voa. Ainda para mais, estou há quase três dias sem nada que fazer, depois de um inicio trabalhoso. Os ritmos oscilam facilmente entre o muito e o pouco trabalho, sem que se possa prever com exactidão quando um se torna no outro. Simplesmente acontece.

Neste momento procede-se à lavagem de tudo o que está contaminado com a lama usada no furo, que é à base de diesel, para se recomeçar uma nova etapa de furação, com uma lama diferente, menos gordurosa (mais limpinha). Para mim foi uma experiência nova e tive que desenvolver outras metodologias de trabalho de forma a tratar convenientemente as amostras. Apesar do seu aspecto achocolatado esta lama não é nenhum doçinho. Além de emanar um forte cheiro a combustivel fica colada nas amostras (nas luvas, nas botas, na roupa…) e foi necessário o uso de detergente para a sua lavagem. Enfim, tudo isso agora terminou.


Devo recomeçar o trabalho a sério amanhã ou Segunda-feira por isso vou tentar aproveitar para descansar, dar uso à internet (se tiver sinal hoje…) e talvez no final do dia me apeteça dar um passeio pelo deserto. Desde que dei de caras com um chacal (ou ele é que deu comigo) em Junho que nunca mais me senti tão seguro para estes passeios de final de tarde que, por vezes, implicam voltar com a primeira luz do luar. As cobras não me preocupam tanto, talvez por nunca ter visto nenhuma, apesar dos já muitos relatos de avistamentos. Tanto quanto sei as cobras de noite dormem…

Os shale-shakers, onde se recolhem as amostras (...ou Hugo na fabrica do chocolate).

Tanque de retenção para a lama oleosa (Oil Base Mud). Gosto particularmente do pormenor da boia colocada ao lado de um candeeiro envasado. Ao fundo, encontram-se os dormitorios.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá! Descobri o blog agora e vou ser leitora assídua para saber mais de ti :) Gosto das cores, fazem sentir o calor que deve estar... Tudo a correr bem e força. Beijinho e até ao teu regresso

Hugo disse...

Olas, agradeco o comentario e o interesse!
Beijinhos

Maueza disse...

Oi amigo! Adorei o blog e desejo-te tudo de bom no teu trabalho. Sei o que é estar fora de casa e ter de trabalhar no meio do nada mas as compensações serão maiores!Espero que não te tenhas esquecido da cisterna de protector solar. Beijos e até breve

CV disse...

Afinal isso não é assim tão diferente.
Aqui tambem há batidos de chocolate
Cobras também temos ;)
E chacais..bem..aqui há uma Fozzy

Beijinhos e não abuses do atum hihi

João Guerreiro disse...

Ainda não tive tempo para ler o blogamus como deve ser mas as fotos são giras pah!

Um abraço ao Cadafi! =P

Rui Silva disse...

Bonito isso pá! Quis o meu pai ter um filho doutor para trabalhar com coisas limpinhas. Ainda bem que não tirei o mesmo curso que tu!!

Carlos disse...

Este teu dia-a-dia parece-me bem atribulado entre o extremo de calmaria e o extremo de azafama!!
Gostei mais uma vez dos proemnores técnicos, é sempre bom saber mais qualquer coia.

Mas houve um momento do post que li, "Desde que dei de caras com um chacal.." que me deu uma curiosidade de saber o que aconteceu a seguir?? :P

Hugo e o chacal, isto dava para um titulo de um filme..