quarta-feira, 15 de março de 2017

Viagens de Dezembro: Vila Viçosa

Vila Viçosa e' - como deixa antever o nome - uma vila alentejana e encontra-se situada ainda no distrito de Evora.
Ao longo da historia por aqui passaram romanos e muculmanos ate que por fim foi conquistada no reinado de Afonso II. A vila encontra-se muito associada 'a casa de Braganca, sendo esta proprietaria de variado edificado na regiao como sejam os museus, igrejas e castelos, bem como de exploracoes agricola-florestais, exploração de actividade cinegética  e ate de uma escola agricola em Vendas-Novas.

O patrimonio mais emblematicos sera' talvez o Paço Ducal: trata-se de um edifício monumental cuja construção se iniciou em 1501 e que teve varias campanhas de engrandecimento e melhoramento ao longo dos séculos XVI e XVII, conferindo ao edifício a dimensão e as características actuais, com uma fachada de 110 metros de comprimento (única na arquitectura civil portuguesa).


Na visita ao Paço Ducal percorre-se o Andar Nobre, piso onde estão concentradas as colecções de pintura, escultura, mobiliário, tapeçarias, cerâmica e ourivesaria. Estas peças são valorizadas pelo imponente espaço que inclui frescos e azulejos seiscentistas, tectos em caixotões e pintados, lareiras em mármore com elaborados programas decorativos. A cozinha onde termina a visita deixa uma impressão indelével pelas suas dimensões e pela quantidade de utensílios em cobre que encerra.
Neste local encontram-se ainda a biblioteca, os arquivos, a armaria, as carruagens e a coleccao do tesouro.

Aparte deste espolio, a vila e' muito agradavel de percorrer, onde a simpatia das pessoas e' uma constante. Daqui saimos mas com vontade de voltar em breve. 

Sem comentários: