A Galp Energia, anunciou ter comprovado a descoberta de petróleo em águas profundas na bacia de Potiguar (off-shore), a cerca de 55 quilómetros da costa do estado do Rio Grande do Norte, no Brasil.
Segundo anuncia um comunicado da petrolífera portuguesa, os resultados comprovaram a descoberta, já divulgada em 17 de dezembro de 2013, de petróleo em águas profundas daquela bacia.
O poço tem uma profundidade de água de 1.751 metros e é explorado por um consórcio no qual a Galp detém uma participação de 20%. Os restantes 80% são detidos pela Petrobras, embora a estatal brasileira tenha um acordo para vender 40% à BP Energy do Brasil.
Segundo a Galp, o poço atingiu a profundidade final de 5.353 metros e constatou uma coluna de hidrocarbonetos de 188 metros. «Foi ainda realizado um teste de formação, que confirmou as boas condições de permeabilidade e porosidade do reservatório», adianta a empresa cotada no Euronext Lisbon.
De acordo com o comunicado, «o consórcio dará continuidade às actividades exploratórias previstas a partir dos resultados obtidos, com objectivo de propor à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) um Plano de Avaliação da Descoberta para a área».
Na concessão BM-POT-16, na mesma bacia, a Galp detém uma participação de 20%, enquanto a Petrobras, entidade operadora, tem uma participação de 60%, e a IBV os restantes 20%. (in Dinheiro Digital; para comunicado oficial da galp clicar aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário